Solução ERP – Dibute Software

Os processos da empresa são desorganizados, não existe uma previsibilidade das vendas e as perdas são constantes? O grande erro está na falta de integração entre as equipes, principalmente dos setores de compras e estoque.

O diálogo entre os times e a padronização de processos é a maneira mais eficaz de garantir uma boa produtividade, o controle das finanças e a diminuição das perdas.

Essa sinergia ainda contribui para evitar paradas na linha de produção, pois as equipes podem garantir um nível mínimo de itens no estoque.

Se você quer aumentar o capital de giro e melhorar os serviços, então, deve acompanhar este artigo!

Por que alinhar os setores de compras e estoque?

Manter uma sinergia nas operações desses dois setores permite uma aquisição de produtos voltada às necessidades do negócio e de acordo com a capacidade de armazenamento no espaço físico. Conheça outros motivos para integrar as equipes de compras e estoque:

Variações na demanda

É muito difícil saber, com exatidão, o número de produtos que serão solicitados pelos clientes.

Essa flutuação é normal, mas se não for bem controlada, pode prejudicar o negócio.

A parceria entre o time de compras e estoque ajuda a alinhar melhor essas variações na demanda e a usar dados consolidados para prever a necessidade de reposição dos itens.

Como consequência, a gestão de estoque será muito mais eficiente.

Melhoria nos serviços

Um setor depende do outro, pois existe uma verdadeira influência nessas duas áreas.

Se a equipe de compras não adquirir a matéria-prima necessária, faltarão itens para a produção.

Da mesma forma, se a gestão de estoque for falha, não haverá espaço suficiente para o armazenamento das mercadorias.

Sendo assim, a união dessas duas áreas pode otimizar os recursos da empresa e garantir a entrega dos produtos aos clientes dentro do prazo.

Diminuição de perdas

Uma gestão de estoque eficiente consegue controlar a quantidade de cada item armazenado, bem como identificar a data de vencimento das mercadorias.

Assim, com uma comunicação integrada ao time de compras, é possível evitar a aquisição desnecessária de produtos que ficarão obsoletos nas prateleiras.

O trabalho em conjunto, então, evita perdas de produtos em estoque que representam o dinheiro da empresa.D

Evita compras duplicadas

Essa integração entre as duas áreas também evita a compra duplicada de mercadorias.

O setor de estoque pode informar quais sãoos produtos que estão em falta para a equipe de compras realizar o pedido.

Essa parceria entre os setores é fundamental para garantir a organização dos produtos e a administração financeira eficiente do negócio.

Como integrar os setores de compras e estoque?

A maneira mais prática de conseguir gerar uma sintonia entre as equipes é com a implantação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning).

A ferramenta auxilia a criar um alinhamento entre esses e os demais setores da companhia, pois é capaz de se integrar com outros sistemas da empresa paracoletar e processar dados.

O ERP combate a ineficiência dos processos e diminui as perdas ao organizar as informações em um só local.

O gestor ainda pode criar relatórios para analisar a produtividade de cada setor e identificar os problemas na cadeia produtiva.

A solução também pode ser segmentada para o perfil de negócio da companhia, o que dá ainda mais segurança para a operação.

Com um sistema ERP, fica muito fácil gerir os processos administrativos, monitorar os contratos dos clientes e adquirir a quantidade de matéria-prima necessária para a produção.

Enfim, alinhar as equipes de compras e estoque é a melhor maneira de evitar perdas para o negócio e garantir as entregas dentro do prazo.

Um software ERP pode contribuir muito com a organização e operação dos processos da empresa.